domingo, 17 de abril de 2011

Parágrafo Único - O Erro das Religiões

O grande erro das religiões é provocar questionamentos sobre outras religiões. Ao invés de atacar uma outra igreja, por que não fazer com que as pessoas aumentem a fé independentemente de qual religião sigam? O Brasil é um país imenso, eu não posso julgar religião A ou B. É necessário conviver com as diferenças e aprender que a vida é diversidade, portanto não adianta criar termos da Bíblia contra outra ideologia. Até por que ainda não se sabe da veracidade da Bíblia. Religião não é fato. Quem pode dizer que uma igreja é melhor que a outra? Acredito que a principal religião é a que está em cada um. Não se deve forçar uma pessoa a acreditar em ideologias que muitas vezes são preconceituosas. Muitos ditos pastores querer obrigar as pessoas a uma aceitação que na verdade não passa de uma lavagem cerebral nas pessoas, promovendo principalmente o medo. Deus não é aceitação, Deus é a vivência da solidariedade, do respeito, da falta de preconceito, da opinião concisa e virtuosa. Até comecei a ler a Bíblia. O novo testamento. É uma leitura maravilhosa pelo fato deu estar atento à palavra, e não a princípios religiosos que mudam o entendimento do texto. Devemos entender que a Bíblia foi escrita há muito tempo atrás, e o velho testamento, por exemplo, possui uma linguagem da época, com o contexto totalmente diferente, portanto devemos absolver aquilo que é verdadeiro para o nosso tempo, e não aceitar tudo que está escrito lá. A Bíblia instiga diferentes interpretações, e interpretações não podem ser julgadas, pois são pontos de vistas diferentes. Deve-se haver respeito pela ideologia de outras religiões. Devemos evitar o preconceito humano. O que as religiões parecem reproduzir atualmente é a homofobia, a descrença, o ódio. Sendo que deveriam abrir espaço para a fraternidade, o amor, e a vivência em sociedade de forma digna e responsável, com ensinamentos humanos que formem pessoas pacíficas, e não odiosas.

3 comentários:

  1. Sensata percepção! Concordo em muito contigo. No entanto, não me direcionaria as religiões, essas nada mais são que conceitos e comportamentos organizados para facilitar a vivência da fé. A "culpa” é dos indivíduos que participam de religião A ou B. Afinal, somos nós (e aqui me incluo, por fazer parte de uma religião) os responsáveis por pôr em prática o que a Bíblia nos ensina. Logo, não são as religiões que parecem reproduzir quaisquer espécies de ranços sociais; e, sim, o homem provoca esta distorção da vivência religiosa, e desculpa-se através de sua suposta "Fé". Portanto, que cada um entenda que Deus é um só, assim toda e qualquer religião busca o que Ele vem a ser: Amor. Este jamais fará ao outro o que não gostaria que fosse feito a si. E eis aqui uma regra que vale para qualquer "profissão de fé".

    ResponderExcluir
  2. Bem essa é um concepção pluralista religiosa. Vou abordar alguns comentarios a respeito da sua postagem:

    1 - Ao você dizer que não pode jugar religião A ou B, você já está julgando na verdade ao dizer o erro que todas praticam "O grande erro das religiões é provocar questionamentos sobre outras religiões". O erro se encontra no fato de que a propria experiência e significado da religião é ser a Verdade. Se você diz que não se pode afirmar que a outra religião está errada, então não se pode afirmar que a minha está certa, e assim acabasse as religiões do mundo ou ficam sem o menor sentido.

    2 - Você disse "A Bíblia instiga diferentes interpretações, e interpretações não podem ser julgadas, pois são pontos de vistas diferentes."
    Isso eu também discordo, pois é exatamente a interpretação errada que significa "preconceito", preconceito é um conceito errôneo e antecipado, quando se interpreta um texto errado é isso que se faz, e até mesmo Jesus morreu porque os fariseus achavam que ele estava contra o Velho Testamento, ou seja, os fariseus pensavam que Jesus estava corrompendo a tradição dada pelo Velho Testamento. Ora, se eles tivesse interpretado o Velho Testamento de forma correta não teriam matado o Cristo. Também as proprias palavras da Bíblia evidentemente vão contra a sua posição, Jesus ressucitou e apareceu para os apostolos diz num dos versículos "e foram abertos os seus olhos para entenderem as escrituras", ou seja, os apostolos conseguiam entender as escrituras por dom divino! Existe uma interpretação correta sim, e portanto não se pode dizer que deve-se respeitar as interpretações erradas, a mentira não merece respeito, e sim as pessoas, podemos condenar as interpretações erradas sem descriminar a pessoa que fez a interpretação errada.



    2 - Você diz "A religião não é fato",

    ResponderExcluir
  3. 3 - "Devemos entender que a Bíblia foi escrita há muito tempo atrás, e o velho testamento, por exemplo, possui uma linguagem da época, com o contexto totalmente diferente, portanto devemos absolver aquilo que é verdadeiro para o nosso tempo, e não aceitar tudo que está escrito lá."
    Discordo disso também, essa posição deve-se dar pelo fato de você pensar que aquilo que está escrito lá deve ser tudo feito para hoje, mas existe realmente coisas que só eram para aquela época, mas basicamente todo o NT é ainda para os dias de hoje, pois disse Jesus "Passarão os céus e a terra, mas as minhas palavras ficarão para sempre". No Novo Testamento não existe nenhum princípio que esteja desajustado e que não possa ser aplicado na atualidade e o VT de fato não é mais para nossa época pois se trata da Velha Aliança e mais propriamente para o povo de Israel.

    4 - Você disse "Deus não é aceitação, Deus é a vivência da solidariedade, do respeito, da falta de preconceito, da opinião concisa e virtuosa." Essa é a frase sua que eu mais sou contra, por principios muito simples. É evidente que a sua opinião é popular, a maioria das pessoas na verdade pensam como você, mas o proplema é que realmente isso é completamente anti-bíblico. Uma pessoa pode ter respeito, não ter preconceito, ter solidariedade e mesmo assim não ter o Espirito Santo. De fato o Espirito Santo é algo que você pode sentir literalmente dentro de você, ele te dá a certeza da salvação, permite você ter amor como vocễ abordou, e também ensina a você amar a Deus sobre todas as coisa (cerca de 80% do Brasil não conseguem amar a Deus sobre TODAS as coisas) e essa é a principal característica do Espirito Santo.

    5 - Você disse "Muitos ditos pastores querer obrigar as pessoas a uma aceitação que na verdade não passa de uma lavagem cerebral nas pessoas, promovendo principalmente o medo." e nisso é a unica coisa que eu concordo com você embora eu seja evangélico. É claro que em muito dos casos como você mesmo parece afirmar ao dizer "muitos ditos pastores" na verdade eles não são verdadeiramente pastores e sim lobos. Os verdadeiros pastores andam nos passos de Cristo e não impoem e sim expõem suas idéias. Assim sendo o verdadeiro cristianismo não se baseia na teologia do inferno para que as pessoas façam o bem, muito pelo contrário, se baseia na intimidade com Deus e com um relacionamento profundo com Ele, que nos leva a querer adora-lo e a agrada-lo, fazendo o bem não por medo ou por recompensa (salvação) e sim porque já estamos satisfeitos somente com a Sua presença. Jesus Cristo trasnformou completamente a minha vida, não sei se você já teve uma experiência com Ele, mas Ele também quer ter tal intimidade espiritual contigo. Jesus disse "Eu sou o Pão da Vida", Jesus fazia tais comparações com comida, porque o Pão mata uma necessidade basica do ser humano, assim Ele estava querendo dizer que ao vc se aproximar dele matará sua fome, ou seja, terá sua necessidades espirituais satisfeitas, e você poderá viver para sempre, pois sem o Pão você morre. E Ele disse "Vinde a mim vós que estais cansados e oprimidos e eu vos aliviarei", essa promessa é valida até hoje e muitas pessoas já tiveram também suas vidas transformadas.

    ResponderExcluir